• Show this post
    Olá pessoal, estou criando esse tópico para podermos discutir o caso do release Various - 10ª Califórnia Da Canção Nativa Do RS (12120886), o qual possui simultaneamente LCCN da K-Tel/EMI-Odeon e da Copacabana.

Infelizmente a submissão original não incluía imagens, o que está gerando muita confusão devido às várias imagens submetidas por diferentes usuários. A situação atual está estranha, pois as imagens da capa e contracapa inseridas por vetromilla indicam fabricação pela EMI-Odeon sob licença de K-Tel do Brasil.

Primeiramente, eu gostaria de pedir ao vetromilla, seria possível você fazer isso?

A julgar pelas fotos dos selos, com certeza estamos falando de dois releases diferentes:
    Release A ( cozinheiro2008): "Produzido e distr. pela K-Tel do Brasil (...) Fabr. pela Som Indústria e Comércio"

Trata-se de uma situação inusitada de um selo e número de catálogo na capa e um outro selo e número de catálogo nas etiquetas dos discos. Agora eu ampliei as imagens vetromilla alega possuir: capa da Copacabana/Som e disco K-Tel/EMI-Odeon.

Eu não sei qual a explicação para algo assim. Poderia ser uma capa de um release e um disco de outro release que foram "mesclados" por algum antigo dono produzindo um híbrido? Como explicar que dois híbridos destes existam: um com um usuário de Pelotas e o outro em uma loja de Santa Maria? vetromilla, você sabe alguma coisa sobre esse anúncio da Tatu Records? Se alguém tiver uma explicação, por favor compartilhe aqui.

Convidando outros usuários envolvidos nas edições deste release:
    lbamaral

• Show this post
    diegomrosa
    Eu não sei qual a explicação para algo assim. Poderia ser uma capa de um release e um disco de outro release que foram "mesclados" por algum antigo dono produzindo um híbrido?

Pode nem ter sido intencional, mas eu acho q pelo menos o K-Tel / EMI com Copacabana / SOM é impossível.
    K-Tel / SOM com Copacabana / SOM, mesmo com cat#s diferentes e sem referencia de um ao outro seria provável frankenstein, mas não impossível, considerando a situação de Copacabana e K-Tel na época. Eu acho que devem existir
    Capa e disco K-Tel / EMI-Odeon FIE SA
    Capa e disco Copacabana / SOM IC SA sem K-Tel
    Capa Copacabana / SOM IC SA com selo e cat# reaproveitado pela K-Tel com SOM IC SA fabricante

• Show this post
    Olá, pessoal. Adianto que não posso responder pelos erros cometidos após a submissão original, a qual só tinha dois erros, ao meu ver, o selo Continental e o nome do Grupo Fandango, este corrigido em seguida. Apesar de não ter enviado fotos, as informações de LCCN estavam todas corretas e, por isso, foram corrigidas novamente por mim ontem, após inclusão das imagens dos rótulos. Os rótulos anteriores eram de outra versão que pode ser adicionada por quem tiver essa cópia. As imagens da capa desse registro correspondem exatamente à minha cópia, ou seja, capa Copacabana/SOM, e selo K-Tel/EMI-Odeon. Antes de pensar não ser possível, me pergunto por que não seria possível, já que o rótulo é bem claro, fabric. e distr. pela EMI-Odeon sob licença da K-Tel. O que fica em dúvida, pra mim, é a data de lançamento. Tenho vários outros discos da Califórnia, todos adquiridos de um colecionador amante de gauchesca, nenhum deles repetido, por isso acho bem difícil ter sido trocado de capa. Por outro lado, os discos da Califórnia se caracterizam por apresentar várias versões de selos, fabricantes, distribuidores e produtores fonográficos. Pra mim, nada de errado, vida que segue. Espero ter ajudado.

• Show this post
    Acredito como está nesses dois releases, Original e Reissue, era como deveria ser.
    Various - XI Califórnia Da Canção Nativa Do RS de 1982, Copacabana/Som Ind. Com. S.A. Capa e Rótulos Logotipo da Borboleta degrade Amarelo e Verde

Anúncio no Facebook da Tatu Records indicado pelo diegomrosa
    https://www.facebook.com/photo/?fbid=905617710993992
    Veja esse anúncio no Mercado Livre, já pausado, da Tatu Records, foi corrigido a imagem da Capa e Contracapa com o logo branco da K-tel na capa. digo corrigido pois nas imagens dos discos foi cortado a parte que aparece o logo Borboleta degrade amarelo e verde, observe posição da letra A na capa em relação a ponta da lombada do disco que está abaixo, é a mesma.
    https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-3356490698-vinil-lp-10-california-da-canco-nativa-do-rio-grande-dosul-_JM

lbamaral
    Pode nem ter sido intencional, mas eu acho q pelo menos o K-Tel / EMI com Copacabana / SOM é impossível.

Concordo.

Parecido com o caso do CD do Pearl Jam - Ten, Capa brasileira e CD americano que foi removido.

vetromilla
    Tenho vários outros discos da Califórnia, todos adquiridos de um colecionador amante de gauchesca, nenhum deles repetido, por isso acho bem difícil ter sido trocado de capa.

Pelo fato de ser de colecionador não quer dizer que seja impossível de ter sido sido adquirido com essas diferenças.

Então o cozinheiro2008 terá que, se possível, adicionar a sua edição, pois a mesma não consta no Banco de dados do Discogs.

• Show this post
    Para quem tiver curiosidade, eu acabo de fazer o do item que tenho em mãos que é um K-Tel "puro", provavelmente um reissue de 1981: Various - 10ª Califórnia Da Canção Nativa Do RS (28902517).

vetromilla
    As imagens da capa desse registro correspondem exatamente à minha cópia, ou seja, capa Copacabana/SOM, e selo K-Tel/EMI-Odeon.

Repare que as imagens enviadas pelo outro usuário não tinham selo K-Tel/EMI-Odeon: elas não faziam nenhuma referência a EMI-Odeon. Na verdade, as imagens do selo enviadas pelo cozinheiro2008 possuíam selo K-Tel/Som. O banco de dados ficaria mais correto se você fizesse o da sua capa e contracapa. Até mesmo um mínimo detalhe que pode estar ando despercebido pode ser útil para um futuro usuário diferenciar os dois releases.

DJ.Francisco.Moraes
    Various - XI Califórnia Da Canção Nativa Do RS de 1982

Bah, esse parece ser outro frankenstein! Duas capas frontais adicionadas: uma Copacabana e outra K-Tel!

DJ.Francisco.Moraes
    Veja esse anúncio no Mercado Livre, já pausado, da Tatu Records, foi corrigido a imagem da Capa e Contracapa com o logo branco da K-tel na capa.

Com certeza, nesse anúncio, ele misturou imagens de dois releases. Repare que, na foto da capa, a lua está pintada de azul e, em uma das fotos dos discos, a lua aparece normal, branca. Complicado...

• Show this post
    Encontrei um caso semelhante ao discutido submetido pelo colega diegomrosa,

Various – 9ª Califórnia Da Canção Nativa Do RS
    Labels: K-Tel – KAL-104, Continental (3) – COELP-41684

Record Company – Som Indústria E Comércio S/A
    Licensed From – K-Tel Do Brasil Comercial LTDA.
    Distributed By – EMI-Odeon Fonográfica, Industrial e Eletrônica S.A.
    Manufactured By – EMI-Odeon Fonográfica, Industrial e Eletrônica S.A.
    Phonographic Copyright (p) – K-Tel Do Brasil Comercial LTDA.

https://www.discogs.sie.com/release/12119218-9a-Califórnia-Da-Canção-Nativa-Do-RS/history?diff=2&page=1

• Show this post
    DJ.Francisco.Moraes
    Encontrei um caso semelhante ao discutido submetido pelo colega

https://www.discogs.sie.com/release/12119218-9a-Califórnia-Da-Canção-Nativa-Do-RS/history?diff=2&page=1

Sim, foi um Copy to Draft desse release que deu origem ao release que estamos discutindo.

• Show this post
    Subi as imagens completas de ambos, corrigindo este último. Vejam que não é um caso isolado.

• Show this post
    vetromilla
    Vejam que não é um caso isolado

Não é caso isolado mas é igualmente duvidoso:
    No Advanced Search só 2 releases com selo Copacabana e EMI-Odeon fabricante, justamente esses dois
    https://www.discogs.sie.com/search/?type=all&label=%22copacabana%22+%22emi-odeon+fonogr%C3%A1fica%22

além desses 2 + 4 com K-tel + EMI-Odeon https://www.discogs.sie.com/search/?type=release&label=%22K-Tel%22+%22emi-odeon+fonogr%C3%A1fica%22&format_exact=LP

e mais comum K-Tel + Som Ind. Com SA https://www.discogs.sie.com/search/?type=release&label=%22K-Tel%22+%22som+ind%C3%BAstria%22

Eu continuo achando (sem evidência pra provar) que os discos das suas OS foram colocados em capas de outras edições. A associção EMI-Odeon fabricando disco pra Copacabana (que tambem fabricava) é bem incomum, Se fosse caso de blockbuster quando uma fabrica só não dava conta de milhão de copias a produzir vá lá, mas casos como esses não...

• Show this post
    Buenas, como dizemos por aqui, o papo tá bom, então vamos botar mais lenha nesse fogo. Sempre se pode aprender um pouco mais sobre as coisas e é por isso que agradeço aos colegas por levantar essa questão. Investigando minha coleção da Califórnia (oito discos) que, como disse, vieram todos do mesmo dono, descobri que sete deles informam, em pelo menos algum lugar do disco ou da capa, o ano de 1982, exceção ao último deles, a 13ª Califórnia. Indo atrás da história do festival, descobri que ele prepara sua 45ª edição em 2023, e que a 13ª ocorreu em 1983. em conformidade com a data da minha cópia. Conclusão: Houve um esforço de relançamento fonográfico de, provavelmente, todas as edições anteriores do festival em 1982. A salada de selos foi essa:

Various - IV Califórnia Da Canção Nativa Do Rio Grande Do Sul
    Capa: Copa/SOM, Disco: Copa/SOM

Various - 8ª Califórnia Da Canção Nativa Do Rio Grande Do Sul
    Capa: Musicolor/Gravações Elétricas, Disco: Musicolor/GE

Various - 10ª Califórnia Da Canção Nativa Do RS
    Capa: Copa/SOM, Disco: K-Tel, EMI-Odeon

Various - XI Califórnia Da Canção Nativa Do RS
    Capa: K-Tel/EMI-Odeon, Disco: K-Tel, EMI-Odeon

Various - 13ª Califórnia Da Canção Nativa Do Rio Grande Do Sul
    Capa: Polyfar/Polygram, Disco: Polyfar/Polygram

Minha opinião: Nos casos dos relançamentos da 9ª e da 10ª edição, houve o reaproveitamento das capas, ou das artes das capas, mudando apenas a data do (p) para 1982. Nota-se a mudança do tamanho da fonte nessas versões. Ao que parece, todas as reprensagens realizadas em 1982 pela K-Tel, detentora dos direitos dessas edições, foram fabricadas pela EMI-Odeon, embora os lançamentos originais aparentemente tenham sido fabricados pela SOM. Notem que a 11ª edição (1981) já tem capa K-Tel/EMI-Odeon. Por curiosidade, fui ver a distância entre as fábricas da SOM/EMI-Odeon, somente uns 20 minutos de carro agora, 10:30h, feriado, em São Bernardo do Campo.

• Show this post
    Complementando, é possível que a K-Tel tenha comprado os direitos da Copacabana nesse período. Uma investigação mais profunda em outras versões pode ajudar a desvendar ainda mais esse enrosco.
    Fico aguardando vossas considerações para proceder modificações que forem necessárias. Enquanto isso, vou atualizando as imagens que faltam ser adicionadas/substituídas nas minhas submissões.
    DJ.Francisco.Moraes

• Show this post
    Amigos, considerem também a possibilidade de tudo que foi dito acima ser exatamente o contrário, o que parece mais provável após mais uma breve olhada nas outras versões da 9ª, 10ª e 11ª edição. Resumindo: As versões originais destes lançamentos parecem ser K-Tel/EMI-Odeon. Por consequência, é possível que os direitos de todas elas tenham sido comprados pela Copacabana e relançados em 1982, alguns aproveitando materiais impressos previamente, como os casos que estamos tratando. Essa dúvida surgiu após encontrar uma cópia da 11ª edição lançada pelo selo Copacabana em 1982, em Various - XI Califórnia Da Canção Nativa Do RS.
    Enfim, nos ajudando, talvez desenrolemos juntos este nó.

• Show this post
    vetromilla
    As versões originais destes lançamentos parecem ser K-Tel/EMI-Odeon. Por consequência, é possível que os direitos de todas elas tenham sido comprados pela Copacabana e relançados em 1982

Isso parece mais provável. Obrigado pelas suas informações e pela cooperação.

Considerando o grande número de relançamentos desses discos das Califórnias por diferentes selos, a minha sugestão, por ora, é simplesmente considerar esses dois casos como casos extremos ("edge cases") e mantê-los como estão. Vamos torcer e incentivar que mais usuários façam de seus releases e assim pode ser que, no futuro, o mistério seja desvendado.

Um último pedido ao OS vetromilla: a única informação que ficou faltando nos releases foram os Runouts conforme estampados/gravados no disco. Poderia dar uma olhada nos discos pra ver se possuem essa informação?

• Show this post
    Estou entrando com atraso aqui. Lembro de quando comprei alguns L de festivais do RS. Alguns da California e se não me engano, da Ciranda Teuto-Riograndense. Realmente vi um ou outro caso curioso. Era como se, na primeira edição da "Gravadora A", tivessem sobrado capas. Suponho que tenham pedido uma outra prensagem. Ou outra edição, sei lá. E a "Gravadora B", que fez a segunda prensagem, aproveitou as capas da primeira edição / prensagem e colou etiquetas na identificação da "Gravadora A". Me desculpem, pois não estou familiarizado com o que seja "edição" e "prensagem".

You must be logged in to post.